Antes demais, uma breve introdução a esta categoria. O Preteritus Perfeitus é um sketch onde mostramos algo de um jogo antigo que nos marcou por algum motivo. Pode ser uma intro, um personagem particular, um nível específico, enfim, uma experiência nossa no mundo dos jogos que gostariamos de partilhar convosco.
Cabe-me a mim estrear então o Preteritus Perfeitus com nada mais, nada menos que "Space Hulk".
Eu entrei tarde para o mundo dos IBM PC. Como adepto ferrenho do Commodore Amiga, não percebia como é que os PCs poderiam alguma vez igualar os gráficos ou som do Amiga (era miúdo, não sabia o que dizia... e mesmo hoje... enfim, adiante). O meu primeiro PC foi assim um 486 a 33Mghz.
Em 1993, comprei no mítico Softclub (ainda no CC City) um pack Soundblaster + CD Rom. Nesse pack vinham 5 jogos, incluindo um que nunca tinha ouvido falar, chamado "Space Hulk":
Nessa altura, eram poucos os jogos que me puxavam para longe da minha Super Nintendo. Mas com um intro destes... caramba, "Space Hulk" foi a minha entrada para o universo do Warhammer 40.000. E foi preciso mais do que uma década até a Relic realizar o meu sonho com o jogo chamado Dawn of War.
Nunca comprei uma única miniatura de Warhammer. No entanto, podem definitivamente chamar-me de fã. Termos como Space Marines, Terminators, Bolters, Chainsword e muitos mais fazem parte do meu vocabulário (e imaginário) desde o momento que puz os meus olhos em cima deste jogo.
Engraçado como por vezes, meros acasos podem fazer uma mudança enorme na vida de uma pessoa, não é?
Shiryu
Adeptus Musicalis: Bear McCreary - Starbuck Takes On All Six
Doom, X-Wing, Tie Fighter, Wing commander 1 e 2, UFO Enemy Unknow, Ultima VII (era um dos 5 jogos que vinha no pack!) e Elite II: Frontier. Eram poucos, mas bons, os que me desviavam da SNES.
As aventuras gráfias da Sierra é que me passaram ao lado. O grande Larry não morou no meu PC. De qualquer modo, nunca nada irá bater "The Secret of Monkey Island" e "Beneath a Steel Sky" nesse departamento...
Porcaria do EMM386. E viva as boot disks made by Shiryu, tinha uma que executava um Bat em que tinha feito um Menu e bastava-me carregar num número ou tecla alfabetica para iniicar o jogo que pretendia. Os meus problemas de memória nessa altura começaram exatcamente quando queria correr os jogos com som da soundblaster.
Enfim, foram "dores" da evolução dos PCs até às máquinas que são hoje.