Double Dash da Gamecube foi recebido com criticas não consensuais, considerado mesmo por grande parte como o Mario Kart mais fraco de todos. No entanto, a esperança foi renovada com a o lançamento do Mario Kart DS. Terá a Nintendo acertado de vez com a fórmula na Wii?
Com grandes expectativas, existe sempre o perigo da desilusão catastrófica. Não invejo os senhores da Nintendo que têem como responsabilidade não desiludir os milhares de fãs o original da Super Nintendo. Como manter o equilíbrio entre inovações e o clássico? Parece-me que estamos perante a resposta.
Mario Kart Wii é "O" Mario Kart! De agora em diante, a referência da série vai passar a ser esta novíssima oferta da Nintendo. Após ter passado 48 horas com o jogo, por muito que queria, não consigo pegar-lhe em nada para dizer de mal. Nem no volante de plástico, porque para além de funcionar de forma muito acima da performance que esperava, vem completamente grátis. Bolas!
Para além do muito bem vindo aspecto 16:9, o jogo tem novidades bastante significativas, tendo conseguido como referi antes, o equilíbrio entre o moderno e o clássico. A maior novidade de todas são possívelmente as motas, que ao contrário do que se temia, não vêem desiquilibrar o jogo e não ficam tão fora do contexto “kartistico”. Aliás, confesso, fazer cavalinho é muito divertido, para além de util, pois dá um pequeno aumento de velocidade. Não se preocupem os kartistas puros, pois as motas não conseguem fazer turbo duplo nas derrapagens (que ao contrário do que veio a público, continuam a fazer parte do jogo, se o assim escolherem).
"Wario Time! Mwahahaha!" A mina de Wario é uma pista fabulosa.
Outra das novidades são os "stunts". Ao apanharem qualquer tipo de salto, abanando o Wiimote ou (mais uma vez, ao contrário do que foi reportado) carregando no botão direcional do comando da GameCube, recompensa-vos com um boost de velocidade que de certeza vai obrigar a repensar algumas das estratégias clássicas do Mario Kart, tal como decidir se corremos em recta ou nos atiramos aos half-pipes em busca de powerups e velocidade extra.
Mesmo os powerups receberam algumas novidades. É agora possivel comer um cogumelo que nos torna gigantes (direitinho do New Mario Bros da DS), uma nova nuvem de miniaturização que pode ser passada através de contacto com adversário e o retardado bloco POW do Mario Bros original, que faz toda a gente estampar-se passados alguns segundos. Os velhos clássicos estão todos de volta (a lendária carapaça vermelha) assim como os mais recentes favoritos (Bullet Bill)
Mario Kart Wii também trás novidades nos números. Pela primeira vez na história da saga, doze e não oito concorrentes correm nas pistas ou defrontam-se no clássico modo de batalha. O modo Grand Prix está dividido em dois sabores (novo e clássico) em quatro campeonatos, cada um com quatro pistas. Para quem já se perdeu nas contas, falo de trinta e duas pistas, assegurando a variedade. Tenho de destacar a nova Rainbow Road como sendo a mais bonita versão da pista de sempre, simplemente deslumbrante. Mesmo as pistas clássicas têm alguns pormenores novos, tais como as reflexões no gelo na clássica Sherbet Island.
Sherbert Island foi uma das pistas clássicas que melhores update gráficos recebeu.
Para além dos condutores clássicos, juntam-se ainda algumas estreias que não me atrevo a "spoilar". Cada condutor tem ainda acesso a um total de quatro karts e quatro motas, mais uma vez assegurando a variedade. Para os mais persistentes, eventualmente vão conseguir jogar com o vosso próprio Mii, que é deveras divertido, especialmente online. A utilização dos Miis não se restringe apenas a condutor, também vão populando as pistas no público ou nas publicidade aleatóriamente, sendo muito divertido ver, por exemplo, a minha mãe na cabine da portagem da auto-estrada.
O controlo com o Wiimote não trás grandes surpresas, estando ao nível do Excite Truck e é muito bom para a criançada. Claro que nós, os ferrenhos, já estamos com o comando da GameCube ligado na Wii, pois é esse o nosso controlo de eleição. Não nos podemos dar ao luxo de ir para os modos online (que ao contrário da DS, já não estão limitados quatro jogadores, mas sim doze) e deitar tudo a perder devido a uma imprecisão do Wiimote. Muito se diz mal justificadamente das componentes online da Nintendo, mas esmeram-se no sistema para o Mario Kart. Não tive qualquer problema em me juntar a várias corridas e modos de batalha, sem qualquer lag. Uma supresa muito, muito agradável, tendo em conta a minha experiência com o Mario Strikers Charged, em que nos primeiros dias era completamente impossível jogar devido à sobrecarga dos servidores. Quem volta para grande desgraça de quem não os ama, sã os “Friend Codes”, pois claro.
Mas à coisas que nem toda a tecnologia do mundo consegue mudar. Agarrem em mais três amigos/as e enfiem-se numa sala em frente de uma televisão com Mario Kart Wii. Já há muito tempo que não era tão divertido. Parabéns à Nintendo, conseguio mais uma vez criar um produto perfeito e obrigatório para a sua consola que não tem qualquer tipo de concorrência nas suas rivais directas. Acho que é dos jogos intemporais que mesmo muito depois de o ter acabado, vai voltar a passar muitas vezes pela minha Wii. Sublime! Obrigado, Nintendo, por mais uma vez me relembrares porque é que eu ainda hoje jogo videojogos.
+ Jogabilidade perfeita.
+ Grande variedade de pistas, karts, motas, condutores.
+ Rainbow Road deslumbrante.
+ Online estável e funcional.
+ Gráficos e músicas excelentes
- Amanhã tenho de ir trabalhar.
- Quero um F-Zero Wii!
Distribuição Nacional: Concentra
Classificação Etária: +4 anos
PVP: €49.95 c/ 1 volante. €9.95 cada volante extra.
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