Segunda-feira, 7 de Abril de 2008

ExGaD Hands On: Call of Duty 4 (PC)


"Oh, sh*t!"

 

   Call of Duty 4 é o melhor fps alguma vez feito (e lá vai ela! Pela janela fora! A minha parcialidade, queria eu dizer). Eu sei, pode parecer chocante, ou podem pensar “Mas quem é este parvo para dizer coisas destas?”,


 


 

   No caso de terem feito a pergunta, obviamente que são jogadores de Counter-Strike 1.6 e os parvos sois vós! Os outros, talvez gostem de saber que jogo atiradores em primeira pessoa (lol) desde o original Wolfenstein (dava-me motion sickness) ao Team Fortress 2, com praticamente todos os do meio (biba o UT! biba o Quake!) por isso estou a falar da minha experiência acumulada de 1992 (a vomitar depois de jogar Wolfenstein, claro está) a 2008.


A missão "Crew Expendable" lembrou-me muito Metal Gear Solid 2!

 

   Fiquei preocupado. Quando o Hernandez comprou o CoD4 para a 360, ele não gostou do seu componente online e isso foi caso de alarme. Tendo jogado na 360 online, tenho de concordar do seu veredicto. Isto pode ser polémico, mas é a verdade: a versão PC é infinitamente superior à da 360 e da sua congénere PS3.

 

   Explico já porquê:

 

1)      PC tem rato e teclado (oh, vocês já sabiam que eu ia dizer esta!)

2)      Os putos irritantes de 10 anos estão todos a jogar a versão 360.

3)      A Internet no PC não depende do estado de funcionamento do Live!

4)      Os DLC no PC são (até agora) gratuitos.

5)      Muitos mais servidores de 52 jogadores no PC.

 

   Não posso quantificar a importância do controlo num fps.  Com a excepção da Wii e o seu Wiimote, não existe qualquer solução alternativa viável para controlar um fps. Acredito que com prática a coisa melhore, mas nunca o suficiente. Por esta hora, o Namorado e o Luxxx, entre outros milhares de caixistas (Rumble Pack) devem estar a organizar uma mob para me lincharem... mas eu tenho mais confiança nos meus “skillz” de rato e teclado na luta contra um monte de meninos do joypad.

 

 


   Bagdade Algures no Irão Cidade não especificada do médio oriente vista pelos olhos dos Marines da Force Recon. "Semper Fi."

 

   Falemos do single player. É BOM! É curto, mas BOM. Serve como um lembrete que de facto, ainda hoje é possível contar uma história com pés e cabeça, com acção e bónus interessantes que merecem o esforço do jogador. Até os clichés dos maus serem russos/árabes é desculpável devido aos seus sotaques. Já vos disse que é o melhor fps alguma vez feito?

 

S.A.S.: Por vezes húmidos, mas nunca molhados. "Who dares, Wins".

 

   Já o online é simplesmente divinal, com os vários modos (que são facilmente misturados para fazer hibridos) e  mapas a serem extreamemente bem conseguidos, proporcionado assim verdadeiras batalhas épicas, especialmente em jogos de equipa nos servidores de 52 jogadores. É jogo para ser jogado durante anos e anos!


Hmm... aposto no helicótero. Algum saloio desse lado que aposte nos soldados?

Pois, também pensei que não...

 

   O mais importante de tudo: as armas! Felizmente, temos muitas. Os fps tendem a pertencer a duas categorias: os que têm P90 e os que não têm P90. CoD4 tem P90, mas ao contrário do CS, não é uma coisa mal feitosa que esta ali a fazer número na lista de armas. É uma obra de arte que cospe balas certeiras em todo o santo palerma que fica mais de meio segundo na frente da minha mira. Às vezes até sinto pena... mas não muita.

 

Fogo de supressão, o vosso melhor amigo! 


   O modelo de jogo online é ainda o que eu acredito ser os primeiros passos para um futuro Call of Duty versão MMOFPS. Ao bom jeito do World of Warcraft, quanto mais adversarios fragarmos, mais experiência ganhamos. Os níves neste jogo são representados por patentes militares, sendo o nível 55 o objectivo de todos os mancebos. Da mesma forma, as armas vão tendo novas peças conforme a nossa habilidade com elas. Para acabar em grande, existe s possibilidade de escolher 3 entre muitas habilidades que ajudam o nosso personagem a ter especialides únicas. Um vício! Um “truque” muito bem feito para os jogadores se sentirem obrigados a voltar lá. Como o jogo é muito bom e não somos obrigados a pagar ao mês, é uma mais valia em relação aos jogos pay-per-play, podemos levar o tempo que quisermos.

 

Ao contrario do CS, a faca aqui funciona mesmo e é uma arma de "one hit kill".


   Concluindo, CoD4 é um pacote completíssimo, capaz de fazer as delícias de qualquer fanático por armas. Corre bem em PCs mais ou menos modestos, tem muitos servidores, boas armas, boa costumização... é bom! Apenas falta uma coisa: o Norritt a disparar a P90 para todo o lado e a berrar sem qualquer nexo, o Valman e o Roshi a correrem de M60 na mão, num concurso a ver quem é mais Rambo, o Lctl a tentar fazer rocket jump com os RPGs (não tentem!), o Holy a dizer que não acerta em nada e que as armas não prestam, eu e o Hernandez a fazer raids suicídas a posições enimigas (e a sobreviver, como conta a lenda) enquanto o Raven esta nalgum prédio em ruínas a snipar centenas de enimigos ao mesmo tempo que se queixa das sniper rifles serem uma tanga no jogo. Há coisas que nunca mudam, mesmo que os nosso deveres profissionais nos tornem a todos mais “homenzinhos”. DP 4 Life! The Revolution Is now! Ah, sou capaz de me ter esquecido de referir que CoD4 é o melhor fps alguma vez feito.

 

Este homem é vosso amigo!

+ Excelente motor de jogo.

+ Excelente online.

+ Todas as armas do Stargate (Beretta, MP5, P90,M4, SAW).

+ Apresentação impecável.

+ Não glorifica a guerra, retrato de um mundo actual.

+ Putos irritantes só jogam na 360.

- Faltam armas do Metal Gear Solid (FAMAS, PSG-1).

- O Call of Duty 5 vai ser pior.

 

 

Gráficos:
Som:
Jogabilidade:
Online:
Enredo:


Nota Final:
 
 
 
 
 
 

Distribuição Nacional: 4Play
Classificação Etária: +16 Anos
PVP: €49.95


[= ExGaD Seal of Awesome =]


The Lost Vikings have spoken!

Shiryu       
Estadus Psicologicus:
Adeptus Musicalis: Bear McCreary - Precipice <- Música Perfeita para Jogar COD4

Da mente extraordinária de Shiryu às 23:15
Postus Linkus | Adeptus Adicionarius Favoritus
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Adeptus

Adeptus Pesquisaris

 

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Recentis Postus

Weekendus: KO! Shiryu is ...

Shiryu Music: Novo álbum ...

SNES: Anúncio de "Super C...

Multi: Trailer de "H.A.W....

Shiryu Music: "-Watcha ne...

Adeptus Cinefilus: Novas ...

Wii: Trailer de "The Last...

"Super Mario Bros Leftove...

Artisticus: Flag of our M...

Artisticus: Gaming Supern...

E3 2010: O melhor da Wii

PC: Demo de "Megaman 8-bi...

E3 2010: And the winners ...

O verdadeiro Paper Mario!

Capcom revela daqui a doi...

DSiware: Trailer de "Soul...

PC: Robotz DX

Megadrive: Mega Mario Bro...

Wii: Primeiros detalhes d...

Adeptus Musicalis: "Faith...

Weekendus: Shiryu, o Maso...

Wii: NBA Jam com Toque Má...

Shiryu Music: "Another Ni...

GC: Master Hand... jogáve...

Roger Ebert dá o dito por...

Artisticus: Darius Twitte...

Adeptus Animus: Trailer d...

Wii: Detalhes de Batman T...

Wii: Detalhes de Driver S...

Mega64 apresenta Truthpho...

E3 2010: Konami... porquê...

Do the Evolution!

Defeat... ou será que não...

Adeptus Musicalis: Orbita...

360: Spot do novo modelo

Shiryu Music: Brevemente....

Extordinaria TV: Donkey F...

Multi: Dose dupla de Tron...

Wii: Documentário de Tron...

Weekendus: Super Mario Br...

Super Shiryu Land: E3 201...

DS: Vídeo de River City S...

Wii: Primeiras imagens de...

PSP: Aviões de Ace Combat...

Artisticus: Viva Itália!

Shiryu Music: "Flynn Live...

Multi: Vídeo comentado de...

Extordinaria TV: Good new...

Multi: Vídeo de Mortal Ko...

Extordinaria TV: Jimmy Fa...

Adeptus Arquivus

Julho 2010

Junho 2010

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

tags

todas as tags

Adeptus Linkus

SAPO Blogs

subscrever feeds