Terça-feira, 25 de Março de 2008
Adeptus Musicalis: Ken Ishii - Butter Bump
Estadus Psicologicus:
megadrive pwns all :P
tavas tu no mario kart e eu no general chaos, perfiro o meu
De
Shiryu a 26 de Março de 2008 às 16:25
AH!
Eu rio-me na tua direcção em geral!
Vendas mundias da Megadrive: 29 milhões
Vendas mundias da Super Nintendo: 49 milhões
Os tempos passam, nada muda. Agora é so trocar Megadrive por PS3 e SNES por Wii, mais uns anos, os números devem ficar parecidos... são ambas boas máquinas, mas o povo falou.
Nunca soube muito bem se a MD vendeu 29 milhões ou 35, mas 29 parece-me pouco - nos EUA ficou um pouco atrás do SNES, mas na Europa ficou à frente - já no Japão teve uma vida infeliz, vendeu menos que o PC Engine - que por sua vez foi alegremente ignorado na Europa...mas que agora vem até nós na sua encarnação VC!
Por outro lado, hoje vemos que a consola que atrai mais entusiastas retro é o SNES - é a que tem os jogos mais desejados e a que mais agita o mercado em 2ª mão.
Shiryu: é um facto que a EcoFilmes funcionava muito melhor que a Concentra - enquanto a SEGA era vendida em clubes de vídeo e chegava a todo o país, a Nintendo ficava-se pelas lojas de brinquedos e era vendida como se da Barbie ou do Action Man se tratasse...se ao menos a EcoFilmes tivesse ficado com a distribuição das duas, hoje toda a gente com mais de 20 anos teria saudades do SNES e eu cheguei a ser o único na minha turma do 5º ano com SNES quando toda a gente tinha MD...no recreio aquilo fervia!
De
Shiryu a 26 de Março de 2008 às 20:02
Pois eu era no secundári... so não dava porrada porque nºao calhava, camabda de invejosos, so diam mal porque nao iam para casa jogar Sfreet Fighter 2.
A Chaves & Feist fez o que podia, claro que a Ecofilmes tinha muito mais "pujança" e na Europa a SNES sempre foi a "consola pra putos", mas a história nao pode ser recontada, porque nós tavamos lá pra ver.
PS: Os números são da Wikipedia, os da Megadrive não sei, mas os da SNES estão correctos. De lembrar que o mairo mercado era o USA e lá, a SNES limpou a Megadrive assim que saiu. A Megadrive até foi descontinuada 1 ano e meio antes nos usa, até ser finalmente reformada na Europa.
Mas nos States houve uma verdadeira batalha (comercial) pelo mercado de 16-bits, quando o SNES foi lançado por lá em 1991 a Genesis estava bem instalada e com a imagem de um produto apetecível...e com grandes jogos. Acho que em '93, a Genesis tinha mais de 60% do mercado e a Nintendo encostada à parede - aquelas posições da NoA por causa do Mortal Kombat e afins também não ajudaram nada.
Mas a partir dessa altura, as produtoras começaram a ver que o SNES era uma verdadeira powerhouse e conseguia ser mais esticado que a MD sem precisar de extras - eu até chamo a isto o efeito Starwing, já que o SW corria no SNES com um chip extra sem mais pesos em cima, enquanto que a MD precisava da 32X. E foi a partir de '94 que o SNES começou a crescer e que se começou a ver que ele tinha a fasquia mais alta que a MD - e depois veio o Super Metroid e o Donkey Kong Country, and now you know the rest of the story!
Mas uma coisa ficou para a história: a Nintendo pode ter vendido mais do que a SEGA, mas quem ganhou fomos nós!
De
Shiryu a 26 de Março de 2008 às 20:34
Não era nada fácil naqeulas anos (sem net) andar devidamente informado sobre o assunto, e no meu "meio" proliferava o anafabetismo, estupidez e puro "fanboysmo" étnico. Era como andar a pregar aos surdos, quando tentava explicar porque é que a SNES era melhor que aMegadrive do ponto de vista técnologico (mesmo com o seu lento CPU) e de jogos.
Sofri muito, muitas bocas de ter uam consola de putos e afins (o Sonic é q era "cool", o bad boy do camandro...agora so faz jogos BAD, infelizmente) mas com o passar de cada ano, as vozes fanáticas da Megadrive cada vez se forma mais calando.
Passados estes anitos, de facto quem se ri, somos nós. Especilamente porque hoje em dia, tenho ambas, coisa que na altura era completamente proibitivo...
Mas os jogos do Sonic eram excelentes, a SEGA soube muito bem criar uma mascote. Segundo se diz, quando o estavam a tentar criar, o Nakayama terá suspirado "se ao menos o Miyamoto trabalhasse para nós".
Infelizmente, o Sonic era promovido com base na velocidade e a maldição PAL significava que, enquanto no Japão e na América do Norte ele era um autêntico Speedy Gonzalez, na Europa ele mais parecia o Slowpoke Rodriguez...
De
Shiryu a 26 de Março de 2008 às 21:51
Porreiraço da Nintendo de nos dar jogos VC a PAL 50hz. Se nós sofremos quando eramos putos, agora os nossos filhos tb têm de sofrer.
Tomem lá o Sonic 17% mais lento!
O quê? Queriam bater os records do F-Zero ver~sao Jap/Usa? Ah!
Comentarius Postus