God of War: Chain of Olympus para a psp arrasta-nos uma vez mais à mitologia grega, trazendo-nos de volta o mais do que conhecido kratos “the ghost of sparta”. Será que o seu regresso acompanha a magnificência dos antecessores? A resposta é - Sim, mesmo que não se faça acompanhar de grande inovação. Toda a essência god of war a que já nos fomos acostumando está garantida, certamente irá fazer as delícias de todos os fans da série.
Desta vez a história leva-nos a conhecer um pouco melhor o passado de kratos, desenrolando-se antes dos acontecimentos do god of war para a playstation 2. Sendo assim, Krato que fora um antigo grande guerreiro e comandante, passara a ser conhecido pelo fantasma de Esparta. Numa tentativa de apagar o passado que lhe atormenta desde a muito, entrou num acordo com os Deuses do Olimpo em que tinha como único propósito servir-lhes. Durante o seu percurso Kratos fica preso a um dilema, deverá descobrir se deve continuar a seguir as ordens dos Deuses ou apenas fazer o que lhe é mais conveniente. A história não é totalmente esclarecedora, mas deixa-nos ficar com uma ideia sobre a razão da fúria de Kratos, para que assim possamos seguir o caminho e mutilar todas aquelas horrendas criaturas.
Para quem está familiarizado com as séries anteriores, a jogabilidade segue a mesma formula… tudo muito fiel aos antecessores. Apanhar Orbs para vida, poder, e power-ups, triangulo é ataque mais forte, quadrado é mais fraco, circulo é para agarrar, cruz para saltar, R para as combinações e L para defesa e combinações, tudo muito intuitivo e funcional, juntando a tudo isso um controle bem alinhado.
Tendo em conta a potencialidade da portátil, graficamente não podia estar melhor. É impressionante como não existe perdas de frame mesmo quando defrontamos criaturas gigantescas ou um exército de guerreiros. São poucos os jogos para a psp que conseguem chegar ao patamar do god of war, quer a nível artístico como a nível técnico (posicionamento de câmara) . Os cenários estão muito bem elaborados, mas não são tão extensos e magnificentes como os dos episódios antecessores (talvez pelo ecrã psp ser de menor dimensão). As” cut-scenes” que dão vida à história estão variadas, temos belas “FMV”, vídeo “in game” e arte conceptual. Todos estes tipos estão excelentes, tudo muito bem conseguido.
A sonoridade de Chains of Olympus está brilhante, contando com uma performance excelente por parte de quem deu as vozes às personagens como também por parte de toda a banda sonora, destacando-se o conhecido tema principal da série.
Sem dúvida que este não é o melhor episodio da série, por um série de razões. Para começar, a história em si é um tanto confusa, podia ser mais esclarecedora e passar-se mais lentamente. Outra grande razão é o valor do jogo em comparação com as horas de prazer, são poucas as horas de jogo, 5 horas para finalizar o “story mode” somando 1 ou 2 horas com os brindes dos “treasures” que serão desbloqueados ao finalizar o “story mode”, oferecendo-nos um total de aproximadamente 7 horas. E apesar do bem curtinho, podiam ter adicionado um modo de jogabilidade um tanto mais variado, cenários e puzzles mais complexos, maior quantidade de armas e mais criaturas únicas e épicas… Por vezes faz lembrar que aquilo é apenas outra demo mais extensa. Para quem já passou pela experiencia god of war vai dizer “já fiz isto, já fiz aquilo”. Mas visto como um todo, God of War Chains of Olympus mantem a expectativa, sendo recomendado a todos os fans da série.
Para ficarem com uma ideia mais elaborada daquilo que vos espera, fiquem com mais uma dose de imagens do jogo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
ExGaD Network
Blogus Amigalhaçus
Sites Porreirus